Já imaginou oferecer aos seus clientes a possibilidade de fazer compras em qualquer canal – utilizado para comunicação – de forma integralizada, interligada e simultânea?

Essa é uma realidade que é possível de ser aplicada em lojas virtuais e físicas que utilizam a plataforma Magento.

O omnichannel é uma estratégia que tem o objetivo de eliminar as barreiras físicas através de recursos disponíveis no mundo virtual.

O que provoca o estreitamento do relacionamento entre as empresas virtuais, físicas, clientes e compradores.

Neste post será explicado como funciona a metodologia e estratégia omnichannel dentro dos canais de compra, leia!

 

O que é omnichannel?

Omnichannel é uma metodologia difundida principalmente na Europa e Estados Unidos no mercado e-commerce.

“Omni” é uma palavra que vem do Latim que significa o sentido de tudo inteiro.

Já “channel” é um termo inglês que em português se refere a canal.

Logo, o sentido literal da palavra Omnichannel significa sentido de todos os canais.

Com esse cenário, é possível notar que o significado literal do termo não é capaz de explicar a metodologia estratégica que é essencial para empresas que atendem o público B2B.

Através da aplicação do Omnichannel, o comprador do mercado B2B vai ter uma experiência em que não vai conseguir notar diferenças entre o universo virtual e físico.

Ou seja, a metodologia Omnichannel é uma estratégia altamente moderna e tecnológica de gestão que realiza a convergência e integralização simultânea de todos os canais de comunicação de uma empresa.

Na prática, as fábricas, distribuidoras e atacadistas, que atendem o público B2B, vai proporcionar a capacidade de realizar compras presenciais, através de vendedor ou representante.

Assim como também vai oferecer simultaneamente, aos supermercados e mercearias que compõe o público B2B, a capacidade de realizar compras por meio de um site na internet, aplicativo, atendimento telefônico, computador, celular e internet.

Nesse sentido, todas as condições de preço, prazo, desconto e compra são as mesmas oferecidas pelo vendedor ou representante durante o atendimento presencial.

Além disso, também é necessário oferecer ao comprador B2B a oportunidade de estar dentro da loja física, usando o aplicativo ou site na internet para verificar a disponibilidade de um produto que deseja adquirir.

Caso consiga encontrar o produto pelo site ou aplicativo, o cliente consegue receber o pedido na sua casa.

Também é possível que o cliente verifique a disponibilidade do produto no site ou aplicativo, consiga realizar a compra online ou presencial e escolha ir buscar o produto na loja.

Portanto, Omnichannel é uma estratégia que integra e unifica os negócios físicos, virtuais e clientes para abusar de todas as alternativas de interações desde a venda até a finalização da compra.

Para aplicar a metodologia estratégica Omnichannel é essencial usar de uma plataforma voltada para o comércio eletrônico e-commerce.

A plataforma mais utilizada no mercado e-commerce é conhecida por Magento 2.

O Magento 2 é um sistema de e-commerce que possui código aberto (open source), conhecido por ser personalizável e tecnológico para atender qualquer demanda das lojas virtuais. 

Se Omnichannel e outros assuntos relacionados ao mercado e-commerce são de seu interesse, continue acompanhando o conteúdo informativo do nosso blog