A migração da plataforma Magento 1 para o 2 ainda é uma novidade que é capaz de gerar dúvidas em algumas empresas de comércio eletrônico. Afinal, qualquer mudança pode alterar algumas atividades e ações cotidianas dentro do negócio.

Isso de fato é possível acontecer nas lojas online que usam dos recursos disponíveis através da plataforma Magento

O Magento 2 é uma plataforma que pode alterar algumas atividades que serão beneficiadas pela velocidade, simplicidade de utilização, versatilidade e fácil acesso.

Se você ainda tem dúvidas sobre a migração do Magento 1 para o Magento 2, este artigo trará tudo que precisa saber sobre o assunto.

 

As Vantagens da Migração

O Magento é uma plataforma de comércio eletrônico e-commerce da multinacional americana de programas de computador Adobe.

A plataforma digital possui código aberto (open source) que é totalmente personalizável para atender qualquer demanda das lojas virtuais.

Logo é o sistema web mais procurado pelas lojas virtuais de qualquer segmento, principalmente do mercado B2B.

Uma vez que o Magento é possui a programação informática mais completa do mercado.

Desde o ano de 2015 foi inaugurado o Magento 2 que é a versão mais atualizada da plataforma que também é chamada de Magento Commerce.

Através da Magento 1 e 2 é possível, por exemplo, conseguir o registro de produtos,  controlar estoque, inserir e mudar preços e promoções, proporcionar formas de pagamento ( cartão de crédito, débito e boleto), encaminhar produtos e gestão de pedidos, fazer balanços e outras funcionalidades.

Mas a versão Magento 2 traz novidades e atualizações em todos os recursos disponibilizados pela plataforma.

As pessoas que usam o Magento 2 têm a vantagem de ter mais velocidade, simplicidade e versatilidade em todos os recursos, habilidades e atividades promovidos pela plataforma.

Em especial para o segmento B2B é proporcionada uma vivência online mais simples e instintiva desde o processo da administração de contas, da compra e até entrega do produto.

Dentre as principais vantagens do Magento 2, as características que mais se destacam são:

  • Têm melhor performance e agilidade por conta dos recursos terem sido atualizados
  • A interface de administração é mais intuitiva e de fácil gerência, uma vez que ganhou novo design
  • Há o carregamento mais acelerado das páginas devido à atualização e aprimoramento do sistema de cache 
  • Proporciona mais tipos gateway de pagamento na medida em que foi disponibilizado mais formas de pagamento
  • Existe a simplificação do regime de pagamento e preenchimento de dados por permitir sincronização a partir do o e-mail do cliente, por exemplo.
  • Melhor Framework de testes
  • O banco de dados é separado para conceder eficiência e rapidez para administradores e clientes

 

Cuidados

Ao fazer a migração Magento 1 para o 2 é importante contar com o apoio de especialistas em Magento e preferencialmente certificados, além de possuírem experiência na migração.

Apenas dessa maneira as vendas online não serão afetadas após a migração.

Então converse e faça um planejamento para escolher o melhor momento para fazer a migração.

Se for possível promova um curso de atualização com todos os funcionários e colaboradores que usam a plataforma no cotidiano.

Também é essencial dar atenção aos plugins que são responsáveis pelo o funcionamento pleno da plataforma atualizada na loja virtual.

Isso ocorre por conta do Magento 2 impor que seja realizado a reprogramação de todos os plugins e temas.

Esse é o principal cuidado que se deve ter no momento da migração e um dos principais erros cometidos no processo de mudança do Magento 1 para o 2.

Se a Migração do Magento 1 para o 2 e outros assuntos relacionados ao mercado e-commerce são de seu interesse, continue acompanhando o conteúdo informativo do nosso blog