Blog

Você sabe o que é Chargeback?

Por Thauane Mayara

O chargeback é uma das principais dificuldades enfrentadas pelo lojistas e que muitas vezes acabam dando prejuízo tanto para a loja, como para o cliente. Mas você sabe como funciona?

O termo refere-se ao cancelamento de uma venda feita com cartão de débito ou crédito. Essa venda acaba não sendo reconhecida por parte do titular do cartão. Há também o fato da transação não obedecer às regulamentações previstas em contratos de administradores. Isto é, o lojista vende a mercadoria e depois de um tempo descobre que o valor da venda não será creditado da conta do consumidor porque a compra foi considerada inválida, ocasionando o estorno do valor.

Este mecanismo foi criado pelos bancos com o objetivo de proteger os consumidores de transações não autorizadas. Principalmente no caso de roubos, fraudes, perda de cartão ou por duplicidades na cobrança. Porém, esse benefício que o cliente recebe pode significar um grande prejuízo para o lojista, principalmente se o e-commerce for vítima de golpes com cartões clonados ou até pelo se o consumidor agir de má fé.

O chargeback pode ocorrer de 6 formas diferentes. Através do não reconhecimento do nome da loja na fatura, mercadoria não entregue ou recebida de forma com alguma divergência, por má fé ou até por fraude deliberada. Para identificar se a sua loja foi vítima do chargeback, entre em contato com a operadora que fornece as soluções de pagamento para a sua loja e busque o status das transações.

Fique atento aos pontos abaixo e previna-se contra golpes no seu negócio:

  • Disponibilize meios de contato com a loja em pontos de rápida visualização para que, em caso de dúvidas, o cliente consiga entrar em contato e esclarecer a compra;
  • Contrate empresas de segurança de confiança para proteger seu site contra ataques de hackers;
  • Desenvolva uma política institucional para aprovação de cadastro pessoal. Como a verificação da documentação, além de análise e confirmação via email;
  • Avalie a opção de contratar um antifraude para analisar todas as transações suspeitas e evitar que sua loja sofra golpes e tenha grandes prejuízos.

 

Resultado de imagem para chargeback

No votes yet.
Please wait...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *