Blog

Como reduzir custos no e-commerce?

Por Equipe Digital Hub
reduzir custos no e-commerce
Fonte: reprodução.

Reduzir custos no e-commerce muitas vezes é necessário para manter a ordem dentro da sua empresa. Ainda mais em tempos difíceis como o que vivemos agora no nosso país, cheio de crise política e financeira. E por causa dessas situações inconvenientes é que muitas vezes, as empresas precisam cortar gastos e fazer redução de custos.

 

Considerando o meio em que funciona o comércio eletrônico, as lojas virtuais têm a  vantagem de poderem medir suas métricas muito mais facilmente, o que facilita também a sua vida. Reduzir custos no e-commerce é de extrema importância, pois uma loja virtual tem a necessidade de reduzir custos para poder oferecer preços mais acessíveis e competitivos dentro no mercado virtual, além de planejar estratégias de marketing e descontos, opções de pagamento, frete grátis, entre outros.

E para te ajudar, foi que separamos algumas estratégias para que você aprenda a reduzir custos no e-commerce da melhor forma, confira a seguir:

Terceirização

 

Ao contrário do que muita gente pensa, terceirizar um serviço não significa que sua loja virtual é incapaz de realizar determinado trabalho ou até mesmo que deixando na mão de uma empresa terceirizada, a qualidade vai cair, muito pelo contrário. Escolhendo o parceiro certo, você conseguirá preservar a imagem da sua empresa, manterá a qualidade do seu serviço e de quebra, ainda irá reduzir custos no e-commerce.

Marketplace

 

O marketplace pode ser uma excelente opção para a sua loja virtual. Eles são um investimento de baixo custo, onde você pode se integrar facilmente e seu número de vendas pode aumentar bastante, graças ao alto número de views que estes sites possuem. Além do mais, possuem credibilidade, o que agrega valor ao seu e-commerce.

Valores do frete

 

Faça uma revisão dos valores de frete que a sua loja virtual oferece. Mas tenha cuidado! O frete é uma dos pontos mais importantes da sua loja virtual que exerce influência na decisão de compra dos seus clientes, portanto ele não pode ser motivo de reclamações. Fique atento e acompanhe tudo, desde os preços, até o prazo de entregas e o cuidado para não acontecer danificação dos produtos e extravios.

Pequenos gastos

 

Sabe aqueles pequenos gastos que parecem não fazer diferença? Então, talvez eles façam! É como aquela história: de grão em grão a galinha enche o papo. Em outras palavras, somando todos esses pequenos gastos que parecem não ter importância, você pode obter um grande resultado nada agradável. Por isso, preste muita atenção neles.

Lembre-se que estes pequenos gastos podem ser revertidos em ações que realmente agreguem valor a sua loja virtual. Por isso, é importante que você repense seus gastos. Os gastos com fornecedores, com os serviços contratados, as embalagens, o estoque e todos os outros gastos que sua loja virtual tem. Após feita a revisão, procure por pacotes mais vantajosos.

Parceria com o fornecedor

 

Muitas lojas virtuais escolhem trabalhar direto com o estoque do fornecedor, ainda mais quando se trata de produtos com pouco giro e custo alto. Mas de que forma? Trabalhando em conjunto com o fornecedor e só comprando os produtos após já ter sido realizada uma venda pelo site. Esse tipo de ação impede que a sua loja virtual tenha gastos desnecessários e excessivos com uma mercadoria que talvez você nem consiga vender.

Tecnologia

 

Outra estratégia que pode te ajudar a reduzir custos no e-commerce é o investimento em tecnologia. Diversos serviços e processos podem ser aperfeiçoados utilizando tecnologias inovadoras, que oferecem dados com maior eficiência (algumas delas oferecem esses dados até em tempo real), o que acabará reduzindo seus gastos com mão de obra pessoal. Você mesmo poderá gerenciar diversos setores do seu e-commerce, apenas utilizando ferramentas capacitadas que te auxiliarão, setores como por exemplo, o estoque, planilhas, fornecedores, financeiro, entre outros, o que facilitará sua vida e a gestão da sua loja virtual.

Gostou do nosso artigo sobre como reduzir gastos no e-commerce? Deixe sua opinião e sugestão de tema nos comentários.

 

No votes yet.
Please wait...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *