Blog

Qual a melhor plataforma e-commerce para cada negócio?

Por Equipe Digital Hub

Conheça os principais modelos de plataformas que atendem diferentes tipos de necessidades e portes distintos de negócios e escolha a melhor plataforma e-commerce para sua empresa

Se você pretende investir em uma operação voltada para vendas online o primeiro passo é escolher a melhor plataforma e-commerce.
Mas, antes de tomar essa importante decisão que será determinante para o sucesso ou não do negócio é preciso fazer um comparativo.
Conhecer as principais soluções especializadas para lojas virtuais é o dever de qualquer empreendedor de olho neste nicho.
Neste artigo você entenderá mais sobre os modelos de sistemas e como as ferramentas têm vantagens e desvantagens para cada negócio.

 

A melhor plataforma e-commerce para seu negócio

Existem diversos modelos de softwares que podem atender perfeitamente uma loja virtual de qualquer tamanho.
Entre eles estão os sistemas prontos, com estruturas disponíveis em interfaces simplificadas e com limitações de recursos.
Por outro lado, outros modelos extremamente robustos e personalizáveis, seja visualmente como funcionalidades.

 

Plataforma e-commerce Open Source

Existem muitas plataformas de código aberto para vendas online e a principal característica delas é ser gratuita.
A principal delas, Magento, a mais conhecida e utilizada em todo o mundo, ainda pode ser customizada de diversas maneiras.
Esta é considerada a melhor plataforma e-commerce de compartilhamento já que os usuários desenvolvedores compartilham melhorias na plataforma.
No entanto, operações grande porte com maior volume de transações podem exigir uma versão On-Premises.

 

Plataforma e-commerce On-Premises

Este modelo atende lojas virtuais que não precisam de mais do que a licença para atuar no mercado e um serviço de suporte e manutenção. O Magento, citado anteriormente, possui a versão Commerce (Enterprise), cujo formato de licença é On Premises.
Seu mecanismo é ideal para empresas com apoio profissional desenvolvimento em TI, servidores e manutenção de códigos.
Uma das características do sistema On-Premises é que os usuários que pagam a licença recebem novas versões a cada ano.
O modelo é altamente flexível e, para operações grandes, tende a ser mais vantajoso que modelos Saas, tanto em flexibilidade como custo total de propriedade.

 

Plataforma e-commerce Saas

O modelo “Software as a Service” (SaaS) é a melhor plataforma e-commerce para dois tipos diferentes de usuários.

Single Tenant

Esta opção é recomendável para quem precisa de um sistema com infraestrutura de servidores e suporte técnico.
Normalmente este modelo é o mais indicado para lojas virtuais iniciantes que ainda trabalham com baixo volume de vendas pelo site.
A principal vantagem deste modelo de plataforma e-commerce é o apoio e o suporte de uma equipe capacitada disponível.
Já o ponto negativo do modelo Single Tenant é que seus servidores não suportam aumentos repentinos de tráfego nas lojas virtuais. Também não recebem atualizações automaticamente.

Multitenant

Diferente do modelo anterior, onde cada novo cliente significa um código diferente, todos os dados estão concentrados em uma única estrutura.
Este tipo de plataforma e-commerce consegue oferecer mais velocidade em atualizações do sistema que ocorrem diariamente.
Este modelo atende a e-commerce com menor exigência de personalização de funcionalidades. Projetos com alta necessidade de personalização e volume de transações comumente costumam sendo mais onerosos que soluções On-Premises.

 

Como escolher a melhor plataforma e-commerce

Antes de decidir qual modelo usar em sua loja virtual, pesquise sobre cada um deles e pense no objetivo principal do seu negócio.
Seja uma loja virtual de pequeno porte ou um robusto sistema internacional de vendas, o Magento tem diferentes modelos para seu e commerce.

 

melhor plataforma e-commerce

Rating: 5.0/5. From 1 vote.
Please wait...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *