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Pós-venda Black Friday na sua loja virtual

Por Equipe Digital Hub
pós-venda black friday
Fonte: reprodução.

Finalmente a Black Friday passou e nós esperamos que a sua loja virtual tenha vendido bastante! Porém, o que acontece após esta importantíssima data? Você não acha que vai ficar aí parado esperando o próximo ano, né? Muito pelo contrário, você precisa agir! Como vai ficar o suporte para o seu cliente no pós-venda Black Friday? E não se trata apenas disso, você sabe o número de clientes que compraram na sua loja pela primeira vez? E os visitantes? Pois então, você precisará dar conta de tudo isso, porque esses clientes podem retornar e efetuar mais compras na sua loja virtual. Por este motivo, é bom ficar atento!

 

Para te ajudar, separamos algumas estratégias que você pode adotar para dar um bom suporte ao seus consumidores na pós-venda black friday, confira a seguir:

Agradecimento

 

A agilidade das suas entregas podem ser afetadas, o que é normal devido a alta quantidade de pedidos efetuados na sua loja virtual e em todo mercado de e-commerce em geral.

Portanto, na pós-venda Black Friday você deverá alertar seus clientes quanto a isso. Não deixe de enviar um e-mail agradecendo ao seu cliente pela compra efetuada e pela preferência, mas também deixe-o ciente de todas as inconveniências que podem vir a acontecer. Seja transparente, deixe claro como o prazo de entrega será maior que o normal, devido a alta demanda que ocorre durante esta época.

Cupom

 

Uma estratégia interessante que você pode adotar, é o envio de cupons de desconto para aqueles clientes que compraram pela primeira vez na sua loja virtual. Esta é uma forma de fazer com que eles voltem a comprar na sua mão. Ou até mesmo, você pode oferecer estes cupons como moeda de troca para aqueles que responderem a sua pesquisa de satisfação. De qualquer forma, esses cupons agem de forma que contribui para a fidelização de clientes.

Pesquisa de satisfação do cliente

 

O cliente recebeu seu pedido, ótimo! Agora chegou a hora de descobrir o que ele achou do produto e de todo o processo de compra. Supriu suas expectativas? É aquilo mesmo que ele queria? Peça para que esse cliente avalie a compra. E não apenas o produto, mas também a experiência de navegação dentro do seu site, o atendimento, o prazo de entrega, enfim, todas estas avaliações em geral que irão contribuir para o bem do seu e-commerce.

Esta pesquisa de satisfação do cliente, mostrará ao seu consumidor que você se importa e se preocupa com ele. Além do mais, você poderá saber exatamente o que deve excluir, manter e melhorar na sua loja virtual. Esta pesquisa pode servir até como depoimento e vir a influenciar futuros compradores, que têm dúvidas sobre o produto que você vende e sobre a sua própria loja.

E-mail marketing

 

Com certeza o número de visitantes na sua loja virtual, aumentou durante este período. E diversos destes visitantes, provavelmente assinaram alguma newsletter ou realizaram algum cadastro. Aproveite isso para enviar e-mails marketing com sugestões de produtos e ofertas especiais, com base no histórico que este visitante pesquisou dentro do seu site.

Remarketing

 

Não é apenas o e-mail marketing que pode atingir aquelas pessoas que visitaram a sua loja virtual durante a Black Friday, existe também o remarketing. Que irá “perseguir” o seu visitante, por onde ele for e estimulará a lembrança da sua loja virtual. Você pode aproveitar os dados de navegação para criar um banner com todos os produtos que este visitante procurou.

Devolução e troca

 

Facilite a vida do seu cliente, se ele precisar trocar o produto que adquiriu ou até mesmo fazer uma devolução, seja ágil e atenda todas as suas necessidades. Não faça nada para dificultar o processo. Dê atenção ao seu cliente, com certeza ele também não gostaria de estar passando por essa situação.

Deixe visível no rodapé do seu site informações sobre a política de trocas e devoluções da sua loja virtual, nesta página você deve esclarecer de forma simples e objetiva como ocorre todo esse processo. Se por acaso o painel da conta do cliente permitir que ele mesmo faça a solicitação de troca ou devolução, é bastante interessante que você envie junto com a mercadoria, alguma declaração informando exatamente como funciona todo esse processo de troca e devolução.

O importante é que você entenda a relevância que a Black Friday tem para o comércio eletrônico. Ela acontece apenas em um dia, porém o impacto é muito maior e afeta a sua loja virtual de diversas maneiras. Portanto, entregue o melhor serviço para seus clientes e visitantes, que com certeza, você irá colher excelentes frutos.

Gostou do nosso artigo sobre Pós-venda Black Friday? Deixe sua opinião ou sugestão de tema nos comentários. Até a próxima!

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