Blog

O que o e-commerce mobile precisa ter para que o consumidor não tenha problemas na hora de efetuar uma compra?

Por Thauane Mayara

A popularidade dos smartphones democratizou a forma de adquirir bens e serviços online. Desde 2014, pesquisas revelam que 70% dos consumidores que realizam compras pela Internet utilizam celulares e tablets para este adquirir produtos, isso apenas no Brasil. Este dado também gerou recentemente uma outra pesquisa envolvendo problemas na hora de realizar comprar via mobile.

Segundo uma pesquisa realizada em março de 2017 pela PwC (PricewaterhouseCoopers), a maior reclamação dos consumidores ao comprar através do celular é o tamanho pequeno da tela. O problema, por mais que esteja fora do alcance dos lojistas, pode ser resolvido se os e-commerces adotarem uma estratégia eficaz para facilitar o processo da compra via smartphone, tendo em vista que o aparelho atualmente é mais popular do que tablets, notebooks e PCs.

Uma das principais formas para tentar resolver este problema é a criação ou adequação da loja virtual em uma plataforma mobile, que se adapte com facilidade às diferentes mídias, sem que o usuário precise ficar utilizando o modo zoom que muitas atrapalha a navegação.

Há também uma outra possibilidade, um pouco mais complexa inclusive, que consiste na criação de um aplicativo próprio para o e-commerce da sua marca. Assim como o Mercado Livre e Amazon já utilizam, os aplicativos oferecem ao consumidor uma opção mais segura e prática para a realização de compras via mobile, já que são verificados por plataformas como o Google Play e Apple Store.

Para quem não dispõe de recursos para desenvolver um aplicativo, há formas mais simples para facilitar o processo de compra do consumidor enquanto navega pelo e-commerce. Além do site mobile, há outras opções plausíveis como a disposição das informações em um layout mais prático e minimalista, etapas da compra dispostas de maneira lógica e o resgate do carrinho de compras caso haja alguma interrupção na rede móvel ou wifi.

Seguindo estas dicas é possível incentivar o usuário de forma inteligente a continuar consumindo via mobile com a mesma facilidade que teria ao efetivar a compra através de um computador comum.

Resultado de imagem para compra em mobile

No votes yet.
Please wait...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *