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Google penaliza pop-ups em sites móveis

Por Caroline Maciel Executiva de Contas

O anúncio do Google em Agosto de 2016 sobre a penalização de site móveis que mostrem pop-ups escondendo o conteúdo da página, entrará em vigor a partir do dia 10 de Janeiro de 2017.

Os pop-ups são janelas pequenas que surgem logo após o usuário entrar ou navegar no site, geralmente com o botão “fechar” muito pequeno e difícil de se ver e, ainda, eles precisam ser fechados antes de acessar o conteúdo principal.  

Os sites com anúncios pop-ups terão uma prioridade menor nos resultados de busca do Google, pois segundo eles, essas práticas atrapalham a experiência do usuário e navegação, além de ser problemática para dispositivos móveis, onde as telas são menores, o que dificulta apertar o botão no cantinho para sair dessa tela.

Ainda, o Google fechou um possível brecha nas regras. O algoritmo do buscador irá analisar a página e descobrir se existe alguma propaganda que seja semelhante a um pop-up intrusivo, como banners muito grandes que ocupem todo o conteúdo acima da dobra, obrigando o usuário a rolar a tela para visualizar o que deseja. Se o Google descobrir essa prática, o site também será penalizado.  

Porém, o Google avisa que outras práticas, desde que usadas de maneira mais responsável, não serão penalizadas, como avisos legais (captura de cookies e verificação de idade). O buscador também vai permitir que os sites mostrem banners que ocupem uma parte que seja razoável da tela, como as faixas que sugerem instalações de aplicativos.

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