Blog

Google Analytics: como interpretar os dados.

Por Thauane Mayara

O Google Analytics é uma das ferramentas mais importantes para quem tem um e-commerce. Ela é fundamental para permitir o acompanhamento em tempo real de todos os dados de tráfego que permeiam o site da sua marca, sendo muito útil para a verificação das métricas e um passo importante na tomada de decisões e elaboração de estratégias para o marketing do negócio.

Mas você sabe como interpretar todos os dados que a plataforma disponibiliza? Neste post vamos te mostrar todos as categorias importantes que devem ser analisadas com cautela durante a elaboração de um relatório.

O primeiro passo, sem dúvida, é entender como a plataforma funciona. Com a sua conta corporativa do Gmail é possível acessar o Google Analytics e nela acompanhar todos os clientes da empresa. Neste tópico é válido ressaltar que cada conta do Google pode ter apenas uma conta do Analytics, portanto, é interessante deixar o seu e-mail pessoal fora disso e optar pela utilização de um e-mail próprio da empresa para gerenciar cada cliente.

Após criar a conta e organizar o acompanhamento de cada cliente, é possível dar início a análise e interpretação dos dados apresentador.

Logo na página inicial são apresentadas informações a respeito do público-alvo, número de novos visitantes no site do cliente selecionado, além de dados em tempo real sobre o tráfego. Para aprofundar mais o tema, há algumas métricas interessantes que precisam de uma descrição efetiva para que você possa entender o que cada uma delas analisa:

  • Sessões (ou visitas): esse tópico refere-se ao número total de visitas que seu site recebeu durante o período analisado. O gráfico de sessões revela ainda a variação da audiência do site e qual o tráfego total que ele está obtendo.
  • Usuários: é caracterizado pelo número de pessoas que visitaram o site somente uma vez durante o tempo definido (geralmente 30 dias). Essa informação é importante para saber o quão fiel o seu público é ao site.
  • Páginas por visita: informação destinada para analisar a média do número de páginas do site que um visitante acessa. Geralmente sua visualização está atrelada a taxa de rejeição que caracteriza a porcentagem de pessoas que deixa de visualizar o site após a abertura de uma página.
  • Duração Média por sessão: é o tempo gasto por um visitante quando navega em seu site.

Essas são apenas algumas informações básicas e fundamentais para quem está começando a trabalhar com a ferramenta do Google Analytics. Por ser um sistema completo, a plataforma oferece ainda uma série de soluções específicas que podem te ajudar ainda mais na investigação, como o conhecimento da fonte de aquisição do tráfego.

Além disso, o Analytics fornece soluções para implementação de campanhas, entre outros produtos complexos que visam afunilar melhor todos os dados adquiridos por meio das informações geradas pelo fluxo de visitantes em cada site.

 

Resultado de imagem para google analytics

No votes yet.
Please wait...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *