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É possível fidelizar clientes no e-commerce?

Por Thauane Mayara

Saiba como fidelizar clientes

Para quem tem uma loja virtual, foi-se o tempo que para lucrar era necessário apenas vender. Para alavancar o seu negócio e conquistar cada vez mais clientes e boas vendas a fidelização entrou em cena. Fidelizar clientes tem se tornado cada dia uma tarefa mais trabalhosa que exige um bom jogo de cintura entre lojista e consumidor, mas que no fim traz grandes benefícios quando ocorre a parceria. Para fidelizar novos clientes no e-commerce é preciso acima de tudo, traçar estratégias que chamem a atenção do consumidor. Se ele já realizou uma compra em seu site pelo menos uma vez na vida, oferecer vantagens e descontos é uma boa saída para cativá-lo.

Confira algumas dicas sobre como fazer isso:

  • Fidelizar pela variedade de produtos em sua loja: oferecer um mix de produtos que se complementam é uma forma de fidelizar o cliente e fazer com que ele sempre retorne para comprar em sua loja. Procure oferecer diversas linhas e produtos que se diferenciam em suas cores e modelos para que o cliente tenha diversas opções antes de fechar a compra.
  • Fidelizar o cliente através do conteúdo: muitas vezes o cliente deixa de fechar uma compra por falta de informações sobre aquele produto. Para evitar que isto ocorra, uma saída eficaz é usar textos objetivos que saibam descrever bem a utilização do produto, suas vantagens, cuidados e aplicações no dia-a-dia.
  • Fidelizar pela variação nas formas de pagamento: não há nada mais frustrante do que estar prestes a finalizar uma compra e seu pedido ser barrado por não aceitar a bandeira do seu cartão ou o parcelamento que deseja. Para evitar esse desconforto, ofereça ao consumidor uma variedade de formas de pagamento para que ele não encontre empecilhos que o impeçam de continuar comprado nas próximas vezes que estiver procurando pelo segmento que seu e-commerce atende.
  • Fidelizar pelos canais de comunicação: vá além do e-mail e do famoso ‘posso ajudar ‘. Para fidelizar os clientes nas redes invista em novos canais de comunicação como as redes sociais, onde o consumidor pode, além de tirar dúvidas, manter contato com o lojista e enviar até mesmo um comentário ou feedback sobre o produto que recebeu, auxiliando nas melhorias da loja, por exemplo.
  • Ofereça benefícios: oferecer um desconto, uma nova condição de pagamento ou até mesmo o famoso frete gratis pode ajudar muito a fidelizar clientes, já que todos gostam de comprar em locais que ofereçam vantagens. Para os clientes que já são fiéis a marca, envie cartões de agradecimento e mimos como cupom de desconto em época de aniversários ou em datas festivas, afinal de contas, não se pode medir esforços quando o assunto é fidelizar e até mesmo honrar os antigos consumidores.
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