Blog

Erros de marketing digital nas mídias sociais

Por Equipe Digital Hub
marketing digital nas mídias sociais
Fonte: reprodução.

Apesar do nosso segmento ser outro, não deixamos de falar sobre o quanto as mídias sociais podem ser importantes e como elas podem nos ajudar quando o assunto é marketing digital. Hoje em dia as empresas que deixam de investir em marketing digital nas mídias sociais estão perdendo oportunidades como, expandir seus canais de promoção, aumentar a sua visibilidade e a grande possibilidade de criar um canal de comunicação mais próximo com o seu público.

 

Existem diversas formas de marketing digital nas mídias sociais. Facebook, YouTube, Twitter, Snapchat, Instagram, WhatsApp, Google+, LinkedIn e Pinterest, são algumas da mídias que podem ajudar a sua loja virtual a ganhar novos clientes e fidelizar os antigos.

Entre as diversas vantagens de praticar marketing digital nas mídias sociais, podemos citar a facilidade de viralização, o baixo custo e a grande visibilidade. Entretanto, como tudo dentro da sua loja virtual, para aplicar marketing digital nas mídias sociais, primeiro você precisará planejar e ter cuidado para evitar erros que possam prejudicar o seu e-commerce.

Por isso, separamos alguns erros que você não deve cometer. Então, preste atenção!

Falta de planejamento

 

Antes de tudo, é preciso planejar e com antecedência! Antes de criar um perfil para sua empresa em qualquer mídia social, você precisará definir seu objetivo central. Qual o caráter deste perfil? Institucional? Suporte? Vendas? É importantíssimo que você defina este ponto antecipadamente, defina o que espera da página, quais são as metas e objetivos para saber exatamente no que focar, como focar e assim evitar erros.

Além do mais, se empolgar no início, fazer postagens constantes e depois de um tempo, esquecer a página e abandoná-la, é um grande erro. Sua empresa apenas ter um perfil numa mídia social, não significa nada e não lhe trará nenhum sucesso.

Ausência de cronograma

 

Postar conteúdos aleatoriamente e sem nenhuma estratégia, somente por postar, não fará nenhuma diferença para a sua loja virtual. É importante que você monte um cronograma e integre as suas mídias sociais ao seu site e até ao seu blog do seu e-commerce, caso você possua um.

O número de vezes numa semana, que você posta nas suas mídias sociais, por exemplo, não é tão preocupante, mas entenda que você precisa manter um ritmo, ser sólido e contínuo. Fazer diversas postagens num dia só e depois passar um certo tempo sem postar mais nada, também não fará sentido algum.

Saiba exatamente quais serão os conteúdos que você irá postar e faça o seu cronograma. Não esqueça que você deve levar em consideração o perfil do seu seguidor e a própria mídia social em si. Como por exemplo, o Twitter. No Twitter é cabível que você faça diversas postagens por dia, mas no caso do LinkedIn, não. Nele, agir desta maneira pode ser considerado spam. É importante também determinar os horários de cada postagem nessas mídias sociais.

Desrespeitar os atributos das mídias sociais escolhidas

 

Cada uma das mídias sociais possui a sua personalidade. O Facebook, é a mídia social que mais possui um leque de possibilidades onde você pode se comunicar, textos, fotos, eventos, vídeos, tudo isso você pode produzir para o Facebook, mas em outras mídias sociais, não é bem assim. No Twitter, por exemplo, você deve ser dinâmico e trabalhar com frases curtas e objetivas. É lógico que você pode reproduzir o mesmo post em todas as mídias sociais, só lembre de adaptá-los a cada uma delas.

Outro ponto interessante, é que você não pode esquecer de maneira alguma de produzir conteúdo relevante para o seu negócio nas mídias sociais. Não esqueça que o que esses internautas procuram no seu perfil, são soluções. Estude seus seguidores e descubra pelo que eles mais se interessam e produza conteúdo em cima disso.

Cuidado com o SPAM

 

Você não vai deixar de anunciar as suas ofertas para os seus consumidores, muito pelo contrário, você deve fazer isso! Porém, não é apenas de conteúdo promocional que se vive um perfil nas mídias sociais. É necessário fazer uma alternância entre conteúdo promocional e outros tipos de conteúdos que sejam relevantes para o seu público. Senão, a sua empresa pode se tornar um produtor de SPAM e irritar seus seguidores.

Esse foi o nosso artigo sobre erros de marketing digital nas mídias sociais. Gostou? Deixe sua opnião e sugestão de tema nos comentários. Até a próxima!

No votes yet.
Please wait...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *