Blog

7 erros comuns de gestão no e-commerce

Por Equipe Digital Hub
erros comuns de gestão no e-commerce
Fonte: reprodução.

Cuidar de um e-commerce não é nenhum bicho de 7 cabeças, não é nada impossível, mas também não é simples. Não ache que é só colocar o site no ar e pronto. Você precisará ser um bom administrador para evitar erros comuns de gestão no e-commerce. Quando você trabalha seguro e sabe exatamente o que está fazendo, as chances de erros caem de forma significante.

 

E para evitar situações ruins e te ajudar a ficar atento, nós iremos te contar quais são os 7 erros comuns de gestão no e-commerce que muitos lojistas praticam e muitas vezes nem percebem, confira a seguir:

  1. Mão de obra desqualificada

Que fique claro que não estamos nos referindo a pessoas que não possuem experiência, mas sim de pessoas que fazem seu trabalho mal e contar com funcionários ruins, com certeza irá influenciar no desenvolvimento da sua loja virtual.

Não existe problema algum contratar pessoas inexperientes, desde que você possua um plano de carreira que ajude a capacitar essas pessoas. E essa capacitação pode ser proporcionada por você mesmo ou com alguma instituição parceira. É importante que você entenda que é um erro gravíssimo dar grandes poderes a profissionais inexperientes, se eles não recebem um suporte de profissionais mais qualificados.

  1. Falta de segurança na loja

Fraudes ocorrem na internet o tempo todo e é por isso que o seu site deve ser  completamente blindado, e garantir toda a segurança necessária para os seus consumidores. Hackers e fraudadores podem fazer um ataque a sua loja, o que é muito perigoso e pode causar problemas enormes com seus clientes, inclusive prejuízos financeiros.

As formas de pagamento, o acesso de dados, tudo isso deve ser guardado com muita segurança. Caso a sua loja não seja segura, sua reputação será manchada e você não ganhará nada além de muitos problemas.

  1. Falta de planejamento

Não importa se a sua loja virtual é de grande, médio ou pequeno porte, ela deve ter um planejamento estratégico. Planejar é essencial. O e-commerce é um segmento complexo que como qualquer outro, exige uma rotina a ser seguida e ferramentas que auxiliem durante o trabalho. Se você deixa de montar um planejamento estratégico, pode encontrar surpresas desnecessárias, como o aumento dos custos e até mesmo a queda do lucro. Dessa forma a sua loja não vai conseguir se manter competitiva dentro do mercado do comércio eletrônico.

  1. Não investir em marketing

Como citamos acima, muita gente acha que só colocar o site no ar já basta, mas não é bem assim! Muitos acham também que gastar dinheiro investindo em marketing é perda de tempo, mas como as pessoas irão conhecer a sua loja virtual se não houver uma um plano estratégico para fazer ela aparecer?

O marketing é importante para atrair visitantes para a sua loja virtual, visitantes estes que podem ser convertidos em clientes. Investir em marketing é sinônimo de alta visibilidade e aumento de vendas, ou seja, mais dinheiro entrando no seu bolso.

  1. Péssima administração do estoque e logística

Dois setores importantíssimos que merecem a atenção dos gestores de e-commerce.  Se o seu estoque tiver uma administração ruim o impacto nas suas vendas será direto. Não acredita? Vamos te dar um exemplo! Imagine que os pedidos da sua loja virtual não são automatizados, sendo assim,quando um produto esgotar, você precisará requisitar novas unidades aos fornecedores e os seus consumidores, acabarão indo procurar por essa mercadoria na concorrência.

E quanto uma logística mal gerenciada, pode sujar a imagem da sua loja. Seus produtos correm o risco de serem danificados, entregues com atraso, serem mal embalados, além de ter um frete muito alto, o que pode destruir o relacionamento com o cliente.

  1. Falta de planejamento financeiro

Possuir controle financeiro é essencial para qualquer negócio, seja lá de qual setor, afinal estamos falando de dinheiro. Todos os seus gastos, lucros e faturamentos devem ser registrados, documentados e calculados para que assim você possa entender e cortar gastos desnecessários.

  1. Ignorar a movimentação do mercado

O mundo do e-commerce está sempre em movimentação. A internet possui um dinamismo imenso e por isso o comércio eletrônico acaba sendo influenciado. Sendo assim, você precisa estar atento a toda essa movimentação e adaptar-se a elas. As inovações de métodos são contínuas, exatamente como o comportamento dos clientes, por isso que um bom administrador de e-commerce deve sempre levar em consideração todos os cálculos e avaliações sucessivas das novidades do mercado.

Esse foi o nosso artigo sobre os 7 erros comuns na gestão de e-commerce, gostou? Deixe sua opinião e sugestão de tema nos comentários. Até a próxima!

No votes yet.
Please wait...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *