Blog

Entenda o que são leads!

Por Equipe Digital Hub
entenda o que são leads
Fonte: reprodução.

 

Estamos sempre falando sobre leads, mas paramos para pensar e percebemos que nunca paramos para explicar por inteiro do que se trata essa famosa palavra. Por este motivo, resolvemos fazer este artigo para que você entenda o que são leads de uma vez por todas. Então vamos lá!

 

Um grande desafio que todos os e-commerces enfrentam diariamente, é a conquista de novos clientes e  Lead se trata basicamente disso. Por isto é preciso conhecer e entender como funciona o comportamento do público-alvo da sua loja virtual, além de entender também como se movimenta o mercado em que sua empresa atua. Só assim será possível criar estratégias de marketing para conseguir atrair estes leads.

Mas já estamos falando demais, chega de enrolação!

Entenda o que são leads

 

Os “leads” se tornaram populares no meio de quem trabalha com marketing digital e isto ocorreu porque estes profissionais passaram a enxergar simples visitantes como potenciais clientes. A partir daí surgem estratégias para captar estes visitantes e elaborar contatos, para só assim enviá-los ao setor comercial. Graças a isso, podemos definir lead como aquele visitante que deixa suas informações no seu site em troca de algum tipo de conteúdo.

E gerar leads é essencial para o desenvolvimento da sua empresa, principalmente quando lembramos que as taxas de conversão em atividades digitais são consideradas baixas.

Um lead pode ser formado por um mailing list e diversos complementos, além de poder prestar serviço como referência para outros contatos de uma empresa nas mídias sociais, como seguidores ou inscritos em mídias como o Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e YouTube, entre outros.

Em resumo, podemos dizer que lead é qualquer indivíduo que esteja ao alcance de uma empresa, independente da mídia digital em que ele seja participante.

O que são leads qualificados?

 

Apesar de tudo, não existe garantia que um lead irá se tornar um cliente no futuro ou até mesmo que este visitante irá retornar a sua loja virtual, porém quando falamos sobre leads qualificados a história muda um pouco. O conceito de lead qualificado se aplica para aqueles usuários que estão realmente procurando por um produto ou serviço igual ao seu. E identificar claramente quem são estes leads qualificados irá ajudar e muito o setor de marketing a elaborar estratégias eficientes que consigam alcançar e atrair este consumidor.

É importante que você entenda que nesta fase você precisa focar em estratégias mais específicas, pensando em convencer este lead, de que você vende a solução que ele está procurando.

Qualificando um lead

 

Todo o processo para qualificar um lead é bastante meticuloso. É preciso fazer uma série de provas buscando entender qual a melhor opção para a sua loja virtual. Não existe um padrão ou uma regra, pois isto depende do produto e/ou serviço que você oferece, além do mercado em que você atua e do quanto você poderá investir.

Mas apesar de não existir um padrão, existem algumas ações que estão dando mais certo que outras. Como por exemplo, a estratégia de marketing de conteúdo. Com o marketing de conteúdo, além de apresentar o seu produto, você educa o seu cliente, indicando diversas situações que ele pode se envolver com o seu produto. Como você  você pode fazer isto? Existem diversas maneiras, como um blog, por exemplo.

Gerenciando um lead

 

Quando a sua loja virtual passa a dispor de uma base expressiva de leads, gerenciá-los se torna essencial. Não adianta nada ter uma base cheia de contatos, se você não sabe o que fazer com ela. Para isto existe o ranqueamento, uma estratégia que te mostra quais são os leads mais engajados e auxilia na caracterização de todos os conteúdos e aponta um direcionamento.

O gerenciamento desses leads deve acontecer desde a aquisição, passar pela coleta de dados, chegar ao ranqueamento e a nutrição, até conseguir alcançar o objetivo principal, que se trata de convertê-lo em cliente da sua loja virtual.  E por último, mas não menos importante, vem a fase de mensuração dos resultados.

Nutrindo seus leads

 

Quando falamos em nutrir, estamos falando de alimentar um lead. A chave para o obter a conversão é justamente isto, alimentar o seu lead. E é lógico que isto não pode ser feito de qualquer forma, esta alimentação precisa ser de forma adequada. Por isso estude e planeje suas ações da melhor maneira.

Este foi nosso artigo “Entenda o que são leads”, gostou? Deixe sua opinião ou sugestão de tema nos comentários. Até a próxima!

 

No votes yet.
Please wait...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *