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E-commerce B2B: um poderoso aliado da força de vendas

Por Equipe Digital Hub

É fato que o e-commerce B2B já é uma realidade de mercado. Mesmo assim, inúmeras empresas ainda não implantaram essa plataforma por receio de conflitos com as equipes de vendas.
Porém, diferente do que a maioria pensa, essa tecnologia não é um adversário dos vendedores e representantes comerciais, e sim um poderoso aliado.

 

e-commerce b2b
Como assim? Calma, neste post nós explicaremos tudo. Dê sequência à leitura e descubra algumas facilidades e melhorias que o e-commerce B2B pode trazer para os times de vendas. Veja abaixo:

1. Otimização de processos
Ao entrar na plataforma, as equipes de vendas podem realizar um maior número de serviços com mais agilidade. Realizar pedidos em nome dos clientes, dar descontos ao receber cotações, checar estoque e consultar o histórico de pedidos são algumas dessas atividades.
Ou seja, os processos são otimizados por meio do e-commerce B2B. Diante desse benefício, compete à empresa aproveitar esse tempo para capacitar seus profissionais, desenvolver estratégias de vendas e construir um relacionamento sólido com os clientes.
2. Melhoria da eficiência operacional
A tecnologia facilita bastante a vida de vendedores e representantes comerciais, pois não apenas aprimora os processos, mas também reduz o tempo de prospecção e de conversão, além de mostrar para o profissional os leads mais qualificados. Diante de tantas vantagens, o resultado é a potencialização da força de vendas.
Lembrando que é de suma importância que o profissional tenha uma postura ativa para se adaptar à plataforma e fazer o melhor uso possível dela.
3. Expansão da carteira de clientes
A partir dos dados disponibilizados por esse sistema virtual, tais como histórico de pedidos e perfis dos consumidores, é possível realizar estratégias para conquistar novos clientes e reativar os antigos.
Vale frisar que os vendedores e representantes comerciais são indispensáveis para o sucesso dessas ações, pois cabe a eles contactar os clientes, estimular a compra de mais itens e assim alavancar as vendas.
4. Vendedor como peça chave
O e-commerce B2B tem as qualidades necessárias para ser o braço direito do vendedor. Para tal, é importante que as empresas, ao comunicar a respeito da implantação dessa plataforma, deixem claro para as equipes que esse sistema não é um canal que vai substituí-los ou desvalorizar o seu trabalho. Pelo contrário, será como um novo parceiro de equipe que vai turbinar a gestão da força de vendas.

A empresa precisa ter em vista que, para que o commerce B2B atinja todo o seu potencial de sucesso, a aceitação e postura ativa dos vendedores e representantes comerciais é indispensável.

É importante lembrar que o time de vendas é que tem contato direto com os clientes, e que, bem provavelmente, ele é quem irá apresentar a plataforma para os consumidores, mostrar suas vantagens e estimular a sua utilização. Portanto, é fundamental que tais profissionais abracem essa ideia.

E agora? Pronto para se apropriar desse poderoso aliado e aumentar a força de vendas da sua equipe? Caso possamos ajudá-lo em algo, estamos à disposição. A Digital Hub oferece soluções para digital commerce com foco na expansão de canais de venda, atuação geográfica, aprimoramento de processos e redução de custos operacionais.

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