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Como utilizar o e-commerce B2B para ativar sua carteira de clientes?

Por Equipe Digital Hub

Em meio a tanta competitividade, não basta abrir um negócio e oferecer serviços e produtos de qualidade. É necessário proporcionar uma excelente experiência de compra para o cliente e desenvolver estratégias direcionadas para todos os públicos para que haja efetividade no e-commerce b2b.

Se tratando de e-commerce B2B, uma das principais vantagens é atrair consumidores com volumes menores de pedidos e assim expandir a carteira de clientes.

 

e-commerce b2b
Porém, a maioria das empresas não sabe quais estratégias utilizar para fazer aproveitamento disso. Diante disso, elencamos, a seguir, algumas táticas para ativar sua carteira de clientes. Continue a leitura e descubra como fazer isso:

1. Estruturação do funil de vendas no e-commerce b2b

Inúmeras organizações possuem um elevado volume de tráfego e baixos índices de conversão de vendas. Outras enfrentam problemas de alta taxa de abandono do carrinho e gostariam de reduzir esses números. Há ainda aquelas que percebem que o tempo de permanência do usuário é baixo e não sabem como reter o cliente por um período suficiente para efetivar a venda.

Esse cenário é familiar para você? Pois é, não há como detectar a raiz de tais problemas de maneira isolada, por isso é necessário estruturar o funil de vendas, que, de modo geral, trata-se de um modelo estratégico que irá ajudá-lo a conduzir seu cliente desde a fase em que ele toma conhecimento do seu produto ou serviço até o fechamento da compra.

Um funil de vendas bem definido e monitorado ajudará sua empresa a melhorar tais indicadores e conseguir fechar negócio com esses clientes que já realizaram algumas visitas no seu e-commerce B2B e, provavelmente, estão mais propensos a adquirir os seus serviços e produtos.

2. Diversificação dos canais de divulgação

Uma boa estratégia para ativar sua carteira de clientes é mapear todos os canais de atração de consumidores e direcionar os investimentos de acordo com os resultados de cada um desses canais.

Algumas possibilidades: divulgação nas redes sociais e no blog da marca e recorrer à mídia paga (links patrocinados, remarketing, etc.). Ou seja, seu e-commerce B2B precisa aparecer nos espaços onde os seus clientes estão em busca de respostas, opiniões e sugestões sobre o que comprar.
Outra tática infalível para ativar sua carteira de clientes é integrar seu e-commerce B2B aos principais marketplaces do mercado. Isso dará maior visibilidade aos produtos e serviços oferecidos pela sua marca, pois a maioria dos marketplaces estão bem posicionados nos motores de busca.

3. Pulverização da carteira de clientes

Geralmente os vendedores e representantes comerciais priorizam os grandes clientes e direcionam o atendimento de consumidores com volumes menores de pedidos para uma rede de distribuidores e/ou atacadistas. Isso ocorre porque normalmente os custos de venda são muitos altos e, diante do valor do compra, não compensam.

Por meio do e-commerce B2B, tais clientes podem fazer seus pedidos num modelo de autoatendimento. Ou seja, os custos comerciais são reduzidos consideravelmente e a relação entre custo e benefício torna-se mais vantajosa para ambas as partes.
Diante disso, vale a pena desenvolver promoções com foco nesses públicos, pois, o montante proveniente dessas vendas pode vir a representar uma parcela significativa da receita total da sua empresa.

E então, gostou desse post? Caso tenha restado alguma dúvida, fique à vontade para escrever nos comentários.

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