Blog

Dados do varejo online para 2017

Por Thauane Mayara

Após passar por um período forte de crise, o mercado eletrônico aos poucos começa a se recuperar, mesmo que ainda de forma tímida. Segundo dados divulgados por uma pesquisa realizada pelo E-Consulting, boutique de estratégia e projetos especializada em criação, desenvolvimento e implementação de serviços profissionais em Web, TI, Telecom, Contact Center, Multicanais e Novas Mídias, a previsão para 2017 é de que o e-commerce brasileiro cresça cerca de 2,72% em relação ao ano passado, com vendas que irão alcançar aproximadamente R$64,1 bilhões.

O índice do varejo online é calculado com base na soma das vendas online em lojas virtuais de diversos setores, como o automotivo, bens de consumo e turismo. O cálculo realizado leva em consideração a potencialização do e-commerce B2C (Business to Consumer) nas modalidades tradicional, mobile e-commerce, social e-commerce e compras coletivas, além do C2C (Consumer to Consumer).

A E-Consulting também apontou a taxa de penetração do varejo digital frente ao varejo tradicional. De acordo com o estudo, as vendas por e-commerce representam apenas 5% de todo o mercado varejista. Mesmo com cerca de 123 milhões de pessoas conectadas, esse número baixo deve-se principalmente ao conservadorismo das empresas e do consumidor frente ao comércio eletrônico.
Além do tradicionalismo das marcas, o comércio digital também sai prejudicado devido muitas vezes a falta de confiança do comprador. A restrição ao crédito ocasionada pela recente crise econômica também trouxe consequências negativas para o e-commerce, já que restringiu o poder de compra do consumidor. Porém, mesmo com estes pontos, o e-commerce brasileiro encontra em 2017 uma grande oportunidade de reestruturação para alcançar novos mercados. As recentes mudanças no governo e a oferta de crédito inesperado como a liberação do recurso do FGTS, por exemplo, representam uma oportunidade a mais para o consumo em tempos de recuperação financeira do mercado.
*Textos com informações do portal E-commerce News.

 

Resultado de imagem para varejo ecommerce

No votes yet.
Please wait...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *