Blog

Como converter visitantes em clientes no e-commerce?

Por Equipe Digital Hub
converter visitantes em clientes
Fonte: reprodução.

Como converter visitantes em clientes é uma das maiores missões de quem administra um e-commerce. É normal que você fique se perguntando por qual motivo, tantas pessoas visitam a sua loja virtual, mas acabam saindo dela sem comprar nada ou se perguntando qual seria a fórmula secreta para diminuir o número de carrinhos abandonados.

 

Pesquisas apontam que a taxa de conversão média do comércio eletrônico no Brasil, é de apenas 1,65%, o que é um número muito baixo. Porém, nada está perdido, existem diversas estratégias que você pode adotar para aumentar este número e converter visitantes em clientes. Confira algumas delas a seguir:

O principal: conheça seu consumidor

 

É extremamente importante que você conheça o público que visita a sua loja virtual, esse é um dos primeiros passos que te levarão a converter visitantes em clientes. Para isso, existem ferramentas que podem te ajudar, como o Google Analytics. Ele permite que você saiba, por exemplo, de onde estes visitantes estão vindo, por quanto tempo eles permanecem no seu site, quais são os conteúdos que eles mais visualizam e a taxa de descarte de cada página.

Estando por dentro dessas informações, fica muito mais fácil adaptar o seu e-commerce de modo que ele consiga suprir as expectativas e necessidades dos seus visitantes. Afinal, conhecendo quais são os conteúdos que seus visitantes mais buscam, você saberá exatamente onde trabalhar, fazendo com que estes conteúdos ganhem mais destaque.

Outra alternativa que você pode adotar para conhecer o seu público, é abrindo um diálogo direto com ele. De qual forma? É muito simples, você pode criar um formulário e disponibilizá-lo dentro do seu próprio site ou encaminhá-lo por e-mail. Para esta alternativa, existem ferramentas como o Google Forms e o Typeform que fazem isto gratuitamente.

O que realmente importa, é que esta estratégia ocorra da maneira mais natural possível e tenha uma abordagem delicada. De maneira alguma envie diversos spams num dia para a caixa de mensagem dos seus leads. Não se apresse e não fique querendo descobrir tudo de uma só vez.

Outras estratégias

 

Além de conhecer o seu público, existem outras estratégias importantes que você pode seguir para converter visitantes em clientes e aumentar a taxa de conversão de vendas da sua loja virtual. Fazer uma excelente análise técnica é um dos pontos mais importantes que devem ser levados em consideração.

Não adianta nada você convencer o consumidor a comprar no seu e-commerce, se na hora que ele vai finalizar esta compra, dá erro. Para que você não passe por esse problema, faça uma checagem para descobrir se a sua loja virtual está compatível com todos os sistemas operacionais e browsers disponíveis dentro do mercado. E não se esqueça que vivemos na era dos smartphones, onde o computador tem sido substituído facilmente pelos celulares, portanto, é obrigação do seu site estar adaptado para mobile e oferecer um layout responsivo.

Dentre algumas das diversas estratégias que você deve considerar, estão:

# Wishlist (lista de desejo): através dessa “lista”, permitirá memorizar todos aqueles produtos que o visitante demonstrou interesse. Evitando que na próxima vez que ele acessar o seu site, precise ficar procurando por todos os produtos novamente.

# Páginas criativas: disponibilize páginas criativas, com um layout agradável, ótimas fotos e boas descrições dos produtos. Além de ter um site intuitivo e amistoso.

# Carrinho de compras: deixe bem claro todas as informações que serão necessárias para a realização da compra.

# Pós-venda: ofereça um bom atendimento ao cliente durante a sua pós-venda, isto é um ponto fundamental para que ele retorne.

BÔNUS: O e-mail marketing

 

Por mais que algumas pessoas sejam contra o e-mail marketing, sendo usado da forma correta, ele se torna fundamental. Para utilizar esta ferramenta da maneira correta, você precisará contar com uma lista de e-mails qualificada, pois isso se relaciona diretamente com os resultados dos e-mails. Ou seja, utilize a sua base de leads, encontre pessoas que realmente se interessem pelos seus produtos. Não adianta ter uma base enorme, se a maioria das pessoas cadastradas, não têm nenhum interesse no que você oferta.

Esperamos que tenhamos te ajudado e que você consiga converter visitantes em clientes no seu e-commerce. Gostou do nosso artigo? Deixe sua opinião ou sugestão de tema nos comentários.

No votes yet.
Please wait...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *