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Como criar promoções no e-commerce

Por Thauane Mayara

Para quem tem um negócio, saber como criar promoções é uma tarefa que faz parte da rotina do empreendimento. Além das estratégias adotadas em lojas físicas, o comércio eletrônico também foi se adaptando ao longo dos anos e decidiu criar o seu próprio modelo de promoção aliado sempre, é claro, às estratégias do marketing digital.

Para ter uma promoção de sucesso, antes de qualquer coisa você precisa alinhar alguns pontos-chave que irão guiar a sua equipe durante todo o processo de vigência da campanha, como:

  1. Objetivo: toda promoção precisa ter um objetivo claro para as ações subsequentes tenham eficácia. Entre os objetivos mais comuns visados pelos lojistas estão a fidelização de clientes, conquista de novos clientes, aumento no número de vendas, destaque de uma nova marca ou produto, além do famoso “limpa estoque”. Definir com clareza o objetivo da promoção é fundamental para concentrar todos os esforços no pilar base.
  2. Planejamento: depois de definir o objetivo, chegou o momento de começar a planejar a efetivação da promoção. Analisar pontos como os hábitos de consumo dos clientes, além da situação financeira da loja, ajudará e muito no planejamento das ações.
  3. Logística envolvida: uma promoção específica sempre irá demandar uma gestão mais expressiva, principalmente para alinhar questões como o volume de produtos, bom estoque, além do relacionamento afinado com o fornecedor, que será de extrema importância durante todo o processo.
  4. Tempo de duração: outro detalhe muito importante para criar uma promoção de sucesso é pensar bem no tempo de duração e lembrar sempre te avisar seus clientes com antecedência e clareza para que não haja constrangimentos. O prazo de duração deve ser reforçado sempre para sempre estar despertando no cliente o desejo de compra, passando a sensação de algo imperdível.
  5. Estratégias de divulgação: de nada adianta criar uma promoção se ela não for bem divulgada. Muitas lojas às vezes perdem de fechar negócio por falta de divulgação, portanto, para não cometer esse erro, faça um bom trabalho de divulgação para que seus clientes conhecem o seu produto. Escolha os canais mais adequados e não tenha medo de investir, pois só dessa forma será possível atingir bons resultados.

Para finalizar, uma dica bacana é aproveitar as datas comemorativas, tanto as tradicionais como as específicas do segmento da sua marca. Promoção de frete grátis, convide um amigo e desconto progressivo estão entre algumas das inúmeras promoções possíveis de serem feitas e que mais causam impacto em diferentes negócios. Chegou a hora de você surpreender o consumidor e alcançar novos resultados!

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