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Como aumentar a conversão do seu e-commerce com o funil de vendas.

Por Thauane Mayara

Fidelizar clientes para uma marca é um dos maiores desafios encontrados pelos lojistas. Atrair novos consumidores nem sempre é suficiente, mas manter por perto aqueles que já compraram é a saída para alavancar um negócio quando o consumidor demonstra real interesse pela proposta da marca.

Uma das estratégias utilizadas para conquistar cada vez mais o consumidor é investir em uma série de ações que vão desde a implementação de um bom plano de marketing até a qualidade do produto final, afinal de contas vale tudo para converter uma venda.Uma das ferramentas mais eficazes que podem ajudar a fidelizar os clientes da sua loja é o funil de vendas.

Com ele as chances de garantir conversões e lucros no e-commerces são bem maiores, porém, para construir um funil de vendas eficiente é necessário  que a sua marca conheça os principais fatores que podem ajudar a atingir o sucesso do seu negócio, como por exemplo a jornada de compra do cliente que pode ser dividida em 4 etapas:

  1. Aprendizado e descoberta: refere-se a fase onde o comprador ainda não sabe muito bem o que deseja e é preciso despertar o interesse dele por algum assunto.
  2. Reconhecimento do problema e análise de soluções: nesta etapa, o consumidor percebe que tem um problema ou oportunidade de negócio e começa a pesquisar mais sobre o tema em busca de soluções.
  3. Consideração da solução: depois da pesquisa, começa o processo de avaliação, no qual o consumidor reúne todas as alternativas que encontrar e avalia quais delas oferecem o melhor custo-benefício.
  4. Decisão de compra: a última fase é aquele em que o consumidor decide qual das opções é a melhor para a sua necessidade e onde irá comprar o produto. Nesse momento é ideal que a marca ressalte os diferenciais competitivos que oferece para cada solução.

Depois desse processo, a transformação de leads ocorre de forma muito mais rápida, pois, após conhecer de perto o perfil dos possíveis consumidores fica mais fácil de planejar uma estratégia para conquistar o cliente com muito mais eficiência.

Para aplicar o funil de vendas é preciso realizar um plano de marketing digital com análise de mercado, público-alvo, além de pesquisas de palavras-chave e investimentos em campanhas.

Com todas essas informações, é possível acompanhar os consumidores em potencial, visualizando de perto todas as etapas do funil, para que em um próximo passo as equipes de marketing e vendas consigam agir de forma precisa e inteligente.

Os dados adquiridos podem ser armazenados em sistemas de gestão de relacionamento com o cliente (CRM), para facilitar o fluxo das informações. Por fim, é importante realizar a mensuração dos resultados por meio da análise e gerenciamento das interações obtidas ao longo do período,  otimizando assim a assertividade das campanhas e o desempenho do seu negócio.

*Texto como informações do portal E-commerce Brasil

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