Blog

Bandeiras de cartão: conheça seu papel e as novas apostas do mercado

Por Thauane Mayara

No Brasil o número de pessoas que possui cartão de crédito ultrapassa a casa dos 50 milhões de brasileiros. Para atender todo o público, há diversos tipo de cartões que pertencem a uma bandeira específica, como Mastercard, Visa, Elo, Hipercard, Diners, American Express, entre outras.

Para entender melhor a sua função, as bandeiras são na verdade empresas que regulam o mercado de cartões de crédito. São elas que estabelecem a forma com a qual as adquirentes deve processar seus cartões juntamente a precificação dos diferentes tipos de comércio. Funciona assim: durante a transação, a bandeira do cartão recebe da empresa adquirente dados da compra e valida o limite de crédito do portador do cartão com o banco, que, por sua vez, efetua a transação.

As bandeiras citadas nos parágrafos anteriores são as mais famosas e representam cerca de 98% do Market Share no Brasil. Porém, há também as bandeiras regionais que estão aos poucos obtendo maior representatividade entre a população e os estabelecimentos. A abertura do mercado e de novas possibilidades trouxe a quebra da exclusividade entre as bandeiras tradicional, trazendo ao consumidor novas opções principalmente para quem costuma realizar comprar em e-commerces.

Cada região tem sua bandeira característica: no Sul, mais especificamente opera a Senff, em São Paulo as mais populares são a Sorocred e a Credz. Em Brasília a Cabal é a bandeira regional mais utilizada e no Rio Grande do Sul, a Banri Compras é uma das mais conhecidas. Para o público, a adesão aos cartões de bandeiras regionais apresenta vantagens como o fluxo de transação diferenciado, sem precisar se homologar às adquirentes, além de que muitas vezes a oferta de limite concedido por parte dessas empresas é maior e aprovado com mais facilidade.

Outra modalidade de cartão que oferece ao consumidor mais uma oportunidade de realizar compras são os cartões private label, aqueles que atuam como meio de pagamento alternativo em lojas específicas. Os cartões privados de marca podem até er bandeirados ou não, porém o que os diferencia dos demais é a forma que as empresas atuam no gerenciamento de crédito do cliente. Excelente ferramenta para fidelizar clientes, as lojas chegam a oferecer ótimas condições de parcelamento, prazos flexíveis, além de descontos irresistíveis para quem solicitar um cartão exclusivo.

Resultado de imagem para cartão ecommerce

No votes yet.
Please wait...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *