Blog

Atualizar Magento 1 para Magento 2, o seu e-commerce precisa?

Por Equipe Digital Hub

Provavelmente você possui um e-commerce em Magento 1 e pensa em migrar para o Magento 2, saiba que esta dúvida é muito comum nos dias atuais, pois sempre buscamos aumento de performance e conversão em nossas lojas, principalmente se tratando do Magento, que é robusto e flexível.

O Magento 2 abre um leque de novas funcionalidades, inovações que até então não existiam nas versões anteriores, isto por si só já é um motivo para a migração, mas estamos falando de migrações e que sempre devem ser analisadas com calma.

A primeira dúvida que irá surgir é: “Preciso realmente migrar para o Magento 2?” e a resposta é simples: “sim e não, vai depender do seu cenário atual”, vamos exemplificar de modo bastante prático.

 

Você NÃO precisa migrar do Magento 1 para o Magento 2 caso responda SIM para todas as perguntas abaixo:

1 – A sua loja está rodando rápido?

2 – Você não tem erros na loja?

3 – Todas as suas integrações funcionam?

4 – Você está gerando pedidos e faturando como gostaria?

5 – Os patches de segurança e a versão do Magento 1 estão atualizados e na versão mais recente?

6 – Você está 100% contente com a sua loja?

Caso você responda NÂO para alguma das perguntas acima, deve considerar uma migração para o Magento 2, ela é viável para o seu e-commerce.

 

Vamos reverter as perguntas para que haja certeza na necessidade de migração, se você responder SIM para alguma das perguntas, você precisa migrar o seu Magento para a versão 2.

1 – Seu e-commerce possui erros?

2 – Você planeja lançar um novo projeto de e-commerce?

3 – Quer implantar novas funcionalidades na sua loja atual em Magento 1?

4 – Está tudo bem com o seu Magento 1, mas ele está desatualizado ou com patches de segurança desatualizados?

É importante salientar sobre as atualizações de versões do Magento, por exemplo, se a sua loja está na versão 1.6.X e quer atualizar para a versão 1.9.X certamente passará por algumas noites sem dormir, a incompatibilidade de módulos e códigos é enorme. Fique atento!

 

Qual a dificuldade e os problemas a serem enfrentados ao migrar do Magento 1 para o Magento 2?

 

Antes de mais nada, toda e qualquer migração não é fácil, é igual a mudar de apartamento, é ótimo quando não temos que embalar e carregar nada. No Magento não é muito diferente disto, mas lembre-se tudo vai depender de quem faz esta migração.

Mesmo tratando-se do mesmo sistema, são arquiteturas diferentes, considere migrar produtos, clientes, atributos e bancos de dados, normalmente não migramos outras funcionalidades como módulos, vou explicar os motivos.

Se você tem funcionalidades desenvolvidas sob medida para o seu e-commerce, considere que também será necessário desenvolver para o Magento 2, pois são incompatíveis os módulos por exemplo, nada que um bom time de desenvolvimento não faça.

Considere esta migração como uma oportunidade de melhora na sua conversão, se analisar apenas os esforços envolvidos, certamente não fará sentido a migração, se busca apenas baixo investimento sem analisar o impacto na sua operação de uma migração mal sucedida, o que isto irá causar no seu faturamento, talvez seja interessante buscar outra plataforma e não o Magento.

Vamos ao que interessa: O que vem de novo com o Magento 2 que você deve considerar como fatores determinantes em uma migração ou até mesmo na criação de um novo e-commerce em Magento 2 ao invés do Magento 1.

 

1 – É uma tecnologia mais recente do que o Magento 1.

2 – A modularidade, seja de frontend e backend é melhor que Magento 1 ou seja, mais funcionalidades podem ser desenvolvidas.

3 – PERFORMANCE*

* É importante destacar a diferença de velocidade das lojas em Magento 2, alguns estudos como o da Kissmetrics afirma que 47% dos consumidores esperam uma página abrindo em até 2 segundos e 40% destes irão abandonar a página caso demore mais que 3 segundos. A diferença de performance do Magento 1 para o 2 é de até 20% de diferença na abertura das páginas, isto acontece devido ao Full Page Cache existente no Magento 2, que não existe no Magento 1 nativamente.

 

Algumas novidades que também você deve considerar ao migrar para o Magento 2.

 

  • Novo Painel de Controle

 

O painel de controle foi totalmente redesenhado e está mais intuitivo e simples para utilização. Desde um cadastro de produto a uma consulta de pedido, seguindo a mesma lógica já existente, mas foi feito um excelente trabalho de UX.

 

Magento 1.X Magento 2.X
 painel magento 1  painel magento 2

 

  • Cadastro de produto

 

O cadastro de produtos ficou mais intuitivo, seguindo o mesmo fluxo existente no Magento 1.X, porém agora você faz passo a passo em uma mesma tela, podendo até mesmo inserir vídeos sem necessidade de módulos de terceiros.

 

Magento 1.X Magento 2.X
 

 

  • Checkout mais rápido

 

O checkout foi totalmente remodelado, ficando mais rápido que o atual. O cliente passa a ter mais interatividade na compra. Com testes foi percebida a melhor performance em relação a tempo para a conclusão da compra. Não foi deixado de lado opção de compra sem necessidade de cadastro, o que já existia no Magento 1.X

 

  • Full Page Caching

 

O que só existia no Magento 1 Enterprise foi disponibilizado como funcionalidade padrão para o Magento 2 Community que é o full page caching, tornando a abertura das páginas ainda mais rápidas. Ainda existe a possibilidade de utilização de Varnish Cache.

 

  • Busca aprimorada

 

A busca no Magento 1 era possível fazer três tipos de configuração, Like, Full Text e Combine. Estas funcionalidades deixaram de existir na versão Magento 2. Em nova versão é possível definir o peso dos atributos dos produtos em relação a busca, além da combinação que foi chamada de Full Text MySQL Engine, que tornou a busca ainda mais assertiva. Sem contar a possibilidade de ElasticSearch para uma busca mais refinada que vem como padrão na versão Enterprise.

Estas foram apenas algumas das mudanças significativas que tivemos na nova versão do Magento 2.

 

O seu e-commerce está pronto para migrar da versão 1.X para a 2.X?

 

Sabemos que não é uma decisão fácil e que deve ser definida a médio prazo, por se tratar de uma mudança considerável em relação a infraestrutura e também a tecnologia.

É importante a contratação de empresas qualificadas e com experiência em migrações e sobretudo atentar em relação às ofertas milagrosas existentes no mercado, como “migração rápida, fácil e baixo custo” certamente após um serviço como este será necessário a busca de uma empresa certificada Magento Solution Partner.

A Digital Hub é uma empresa Magento Solution Partner LATAM e possui inúmeros cases de projetos desenvolvidos para Magento 2, além de criação de projetos em modelo outsourcing e também alocação de horas para suporte em Magento. Se possui dúvidas sobre Magento 1 ou Magento 2, podemos auxiliar a sua empresa.

Rating: 5.0/5. From 1 vote.
Please wait...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *