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Aplicativos Mobile: Preciso ter?

Por Thauane Mayara

O consumo de celulares e smartphones vem crescendo a cada ano no mundo todo. Os acessos que antes eram feitos exclusivamente pelo pc ou notebook, atualmente migraram e hoje em sua maioria são via aparelhos mobile, graças a sua praticidade e comodidade em oferecer acesso a internet de qualquer local, em qualquer hora e a um custo acessível.

Com esse avanço, não foram apenas as redes sociais que se atualizaram e adaptaram-se ao conceito mobile: as lojas online também fizeram o mesmo, recriando seus websites para o formato comportado pelos smartphones e algumas até criaram aplicativos específicos para transformar a experiência de compra do consumidor em um processo mais prático e agradável.

Segundo uma pesquisa divulgada em 2014 Q1 Mobile Flash, aproximadamente 66% dos usuários de tablets e smartphones já usaram estes dispositivos para realizar compras online. Os segmentos de varejo, viagens, automóveis e classificados são os que mais possuem acessos por meio de aplicativos para celular.

Esses dados são muito significativos para o marketing digital, pois uma das maiores possibilidades de uma marca angariar novas vendas e conquistar novos clientes é através de aplicativos para mobile, já que 38% das pessoas, antes de comprar um produto, buscam informações sobre o mesmo através de seus gadgets.

Para o lojista que possui um e-commerce e deseja investir em novas mídias, a adesão de aplicativos mobile para conectar sua loja através de milhares de smartphones é a saída ideal que com certeza trará um bom retorno financeiro. Afinal de contas, que consumidor não gostaria de realizar compras na comodidade do seu aparelho, sem sair de casa ou de qualquer lugar onde esteja?

Porém, é importante estar atento a algumas questões, como o perfil e frequência de consumo do seu cliente e a utilidade do aplicativo que você deseja criar para a sua loja.

A criação de um app para a sua marca é uma boa saída para quem atua em um segmento onde a frequência de consumo seja alta, como em um marketplace de delivery de comida como o iFood, por exemplo.

Para e-commerces com menor periodicidade de compra por usuário, o mais recomendável neste caso é ter uma visão geral de layout totalmente compatível com a navegação mobile, para facilitar o processo de navegação do consumidor e oferecer a mesma qualidade que encontraria se fosse realizar a compra por meio de um pc.

Independente da ferramenta que escolher, o mais importante é estar atento nas reais necessidades que o seu e-commerce precisa para se desenvolver ainda mais. Começar pela navegação e layout compatíveis pode ser a forma ideal e mais rápida de alcançar novos clientes e aumentar vendas no ambiente online.

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