Blog

Alavancar vendas do e-commerce

Por Equipe Digital Hub
alavancar vendas do e-commerce
Fonte: reprodução.

Muitos comerciantes que estão acabando de entrar no comércio eletrônico acreditam que apenas algumas ações, como por exemplo, contar com uma boa plataforma, vender produtos de qualidade e oferecer diversas formas de pagamento bastam para fazer a sua loja virtual lucrar, mas não é só isso! É lógico que estes fatores são de EXTREMA importância e devem ser considerados, mas existem outras ações que irão fortalecer a sua estratégia e irão ajudar a alavancar as vendas do seu e-commerce.

 

A quantidade de pessoas que vendem mercadorias pela internet e também aquelas que compram, continua a crescer de forma acelerada ao passar do tempo. E é óbvio que junto com este crescimento, também acontece o aumento da concorrência, por este motivo você precisa pensar em formas que façam o seu empreendimento se sobressair e consequentemente alavancar vendas do e-commerce.

E quando falamos das diferenças entre o comércio tradicional e o comércio eletrônico, podemos citar uma vantagem do e-commerce que é se trata do investimento. Numa loja virtual, o investimento em estratégias para alavancar vendas é menor (se for planejado da forma correta, é lógico), o que é sinônimo de economia de gastos.

E como estamos sempre preocupados e querendo o melhor para o nosso público, resolvemos fazer este artigo para te apresentar 4 passos que irão alavancar vendas do e-commerce. Acompanhe a seguir!

1# Leads

 

Primeiro, o que são leads? Podemos definir lead como uma pessoa que deixa seu contato na sua loja virtual, em busca de mais informações sobre o produto ou serviço que você oferece. Em outras palavras, um lead é qualquer visitante que se cadastra no seu site em troca de receber algum conteúdo.

Ganhar um novo lead não é sinônimo de ganhar um novo cliente. De início, ele pode ser considerado apenas como um novo contato, que pode ou não se tornar um cliente da sua loja virtual. E para que esse lead seja convertido em cliente, você precisará manter um bom relacionamento com ele. De qual forma? Nutrindo esses leads. Como? Através de campanhas, desenvolvendo conteúdos que atendam os interesses do seu público. E tudo isto pode ser feito através de e-mail marketing, blog, newsletter etc. Aos poucos e com um bom planejamento de marketing, você irá ganhar este lead e acabará convertendo-o em cliente da sua loja virtual.

2# Promoções

 

Nenhuma novidade aqui, não é mesmo? Todo mundo sabe do que se trata e inclusive, todo mundo ama uma promoção. Porém o comércio eletrônico nos permite a explorar outros tipos de ações promocionais que influenciam e trazem mais resultados positivos. Até existem algumas plataformas que já oferecem ferramentas para isto, como cupons de descontos e promoções de aniversário ou descontos para produtos relacionados àqueles que já foram comprados pelo consumidor. Uma boa estratégia pode ser fazer promoções em datas sazonais que sejam relacionadas ao seu segmento.

3# Mídias Sociais

 

Esqueça a ideia de vender diretamente nas mídias sociais. Aqui estamos falando aqui sobre criar uma interação e um engajamento com o público. Algumas dicas que você pode seguir para gerar este engajamento são:

  • Produza conteúdo relevante, que seja do interesse do público, fazendo assim com que ele curta e compartilhe suas publicações.
  • Use boas imagens. Utilizar imagens de boa qualidade passa mais segurança para o consumidor.
  • Não esqueça da concorrência. Fique de olho no que seus concorrentes andam fazendo nas mídias sociais e pense sempre numa forma de se destacar entre eles.
  • Escolha os melhores dias e horários para realizar as duas postagens.

 

4# Experiência de Usuário

 

Estamos sempre falando sobre experiência de usuário, se você acompanha o nosso blog já deve estar cansado de saber disso. Porém não vamos deixar de falar sobre e vamos continuar insistindo nesse assunto de extrema importância para que o nosso leitor não esqueça!

Agora me responda uma pergunta: como você quer que seu cliente ache um produto dentro do seu site, se o sistema de busca não é simples, pede que o cliente faça inúmeros cadastros, dificultando assim a sua busca? Uma confusão armada, não é mesmo? Por estes motivos, é importante que você tenha cuidado com a experiência de usuário.

E para isto, você pode tomar medidas simples, como por exemplo:

  • Categorizar suas mercadorias da forma correta.
  • Dê destaque aos botões que chamam o usuário para uma ação. Como por exemplo, o botão “comprar”.
  • Permita que o processo de compra seja ágil.
  • O layout deve ter uma boa navegação.
  • As informações importantes devem ser encontradas facilmente. Informações sobre a política de privacidade e de trocas e devoluções, os tipos de frete etc.

Para saber mais sobre Experiência de Usuário, confira nosso artigo sobre o assunto clicando aqui.

É importante que além de todas essas medidas, você  verifique todos estes resultados constantemente, desde o início. É imprescindível possuir estes dados para saber o que está certo e corrigir o que está errado. Agindo da forma correta, ficará fácil alavancar vendas do e-commerce.

Esses foram os nossos passos para alavancar vendas do e-commerce,  gostou do nosso artigo? Deixe sua opinião e sugestão de tema nos comentários. Até a próxima!

No votes yet.
Please wait...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *