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Os 8Ps de marketing de serviço no e-commerce

Por Equipe Digital Hub

 

Fonte: reprodução.

 

O e-commerce possui 8 princípios básicos fundamentais e eles são: Produto, Preço, Praça, Presença, Promover, Produtividade, Pessoas, Processos. Mas se você não os conhece, não precisa se preocupar, nós iremos apresentá-los! Conheça a seguir os 8Ps de marketing de serviço no e-commerce:

 

1 # Produto

 

Não ache que só porque você trabalha no e-commerce, as coisas são completamente diferentes do comércio tradicional. Assim como numa loja física, o seu produto tem que ser valorizado pelo cliente.

Abraham Maslow (psicólogo americano), montou uma pirâmide hierárquica das necessidades humanas que nos ajuda a entender em que nível os nossos desejos por um produto se encontram dentro da psicologia do consumidor.

Segundo Maslow, na base da pirâmide estão aqueles itens que podemos considerar imprescindíveis para suprir nossas necessidades fisiológicas, geralmente são produtos de que não são considerados de alto valor, porém são consumidos em grande demanda por todas as classes sociais. Já os produtos que estão no topo da pirâmide, são aqueles que não essenciais, mas a gente quer mesmo assim, seja por ego ou auto-realização.

Fonte: reprodução.
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2 # Preço

 

O preço e o produto andam em conjunto com o segmento do seu negócio e precisam estar ligados a sua estratégia de marketing. Fazer precificação de um produto não é simples, você precisará entender e conhecer o seu público. O preço é um elemento que vai além da atração de clientes, ele também dá um posicionamento ao seu produto que pode variar até nos níveis de qualificação na percepção do consumidor.

3 # Ponto de Venda

 

A praça nada mais é que o local onde o consumidor pode encontrar o seu produto. Diferente de uma loja física, neste quesito, o e-commerce tem a vantagem de poder atingir o mundo todo, já que não existem fronteiras na internet. Você poderá vender para alguém da sua cidade, como também poderá vender para alguém do outro lado do mundo.

4 # Presença

 

Neste tópico vamos falar sobre logística e como contar com um fornecedor e uma transportadora de qualidade, é imprescindível para o desenvolvimento do seu negócio.

Se você deseja ganhar bastante dinheiro com este ramo, é importante que você tenha contratos redundantes e fornecedores qualificados em cada região do país. Estimule a concorrência entre seus fornecedores e sempre renove a sua tabela de preços.

Trabalhando da maneira correta, chegará em um momento que você poderá até oferecer frete grátis para seus clientes, como uma fórmula auxiliar para aumentar o número de taxa de vendas da sua loja virtual.

5 # Promover

 

É a etapa onde você irá escolher onde anunciar os seus produtos. Montar uma estratégia de comunicação eficaz é de extrema importância para que a promoção dos seus produtos dê certo, é fundamental que ela priorize canais e conteúdos relevantes. No caso dos conteúdos, um blog pode ser um excelente aliado do seu e-commerce, pois através dele, você pode dar mais profundidade de conhecimento sobre determinados produtos e você pode criar um fortalecimento do relacionamento com o seu cliente.

6 # Produtividade

 

Sabemos que produtividade e qualidade são elementos que influenciam no sucesso de qualquer empresa e o comércio eletrônico conta com a vantagem das plataformas de e-commerce, que automatizam diversos processos que poderiam durar meses caso fossem feitos de outra maneira.

Para escolher a melhor plataforma e-commerce para a sua loja virtual, confira algumas dicas lendo o nosso artigo “Escolher melhor plataforma e-commerce: checklist“ e fique por dentro!

7 # Pessoas

 

Apesar de toda eficiência da tecnologia, existem momentos em que ela não consegue substituir o ser humano. Momentos como por exemplo, quando um produto é cadastrado no sistema da sua loja virtual, a descrição daquele produto é gravada e quem fez essa descrição? Quando existe algum erro cometido por um cliente na hora de se cadastrar, só os olhos humanos podem enxergar. Ou também na hora de embalar um produto, nenhuma máquina ou tecnologia é capaz de fazer com tanto cuidado quanto as mãos humanas. Portanto é importante você saber que para certos trabalhos, o trabalho manual é essencial, você só precisa escolher os funcionários corretos.

8 # Processos

 

Cada grupo de atividades deve ser estruturado em processos para que todos consigam trabalhar de maneira organizada e ordenada, onde os sistemas se encaixem e consigam auxiliar durante todo o fluxo de demanda.

Esse foi o nosso artigo sobre “Os 8Ps de marketing de serviço no e-commerce”, gostou? Deixe sua opinião ou sugestão de tema nos comentários. Até mais!

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