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Plataforma, marketing e métodos de pagamento: confira as dicas para vender melhor na Black Friday

Por Fábio Portella Diretor

Com a Black Friday se aproximando, revisar toda sua estratégia de marketing e monitoramento de funil de vendas é fundamental. Porém, não deixe de revisar etapas pouco lembradas e que envolvem questões técnicas de plataforma ou métodos de pagamento e entrega.

Quando tratamos do funil de vendas para análises de marketing, nem sempre temos uma visão real de todo o processo. A análise começa no tratamento do lead via inbound ou outra estratégia de marketing utilizada pela loja virtual, e geralmente acaba no clique de comprar, mas ainda está longe de ser o objetivo final.

O monitoramento das etapas é feito através do Google Analytics:

Mesmo após a finalização de pedido na loja, por muitas razões o pedido pode não ser convertido em venda e o faturamento não será concretizado. Fatores que geralmente não são considerados em estratégias de marketing podem minar completamente a eficiência das suas vendas. Confira:

Carrinho de Compras: após se interessar em comprar em sua loja, seu cliente colocará produtos no carrinho para cotar o frete e avaliar o valor total. Nesta etapa é importante ter uma navegação limpa, cálculo rápido de frete e clareza nas informações.

Fique atento: o frete é um fator de alto impacto na decisão de compra, tanto em relação ao preço quanto em relação ao prazo. Busque sempre as melhores alternativas de entrega e política de cobrança para se manter competitivo, mas não caia na tentação de competir em frete grátis sem ter margem para isso.

Checkout: é hora de facilitar ao máximo a vida do cliente, neste momento é fundamental utilizar um checkout que não gere burocracia na finalização da compra, ter métodos de pagamento eficientes e não exigir mais informações de cadastro do que o necessário.

Fique atento: Muitos clientes podem abandonar essa etapa por excesso de informações no checkout, como por exemplo, obrigatoriedade de telefone fixo e outros dados pouco relevantes. Quanto mais etapas e burocracia, menor a conversão. Lembre-se também que políticas de parcelamento, variedade de métodos de pagamento e percepção de segurança também são fatores de extrema importância.

Efetivação do Pedido: seu cliente fechou o pedido no checkout, e depois disso efetivar a venda é fundamental. Entramos em uma etapa onde a eficiência do método de pagamento é de extrema relevância, bem como a política de prevenção de risco.

Quando tratamos de cartão de crédito:

Faturando com uma subadquirente: dependendo do seu segmento e outros fatores, isso pode ser um início de um pesadelo para sua loja. É comum que subadquirentes tenham uma baixa taxa e aprovação em pedidos via cartão de crédito, uma vez que o risco de chargeback fica por conta da subadquirente. Fique atento à taxa de efetivação e considere a possibilidade de faturamento direto com uma adquirente.

Faturando com uma adquirente: risco de chargeback e sua política de capital de giro são um capítulo à parte e devem ser considerados, mas tratando especificamente da eficiência em efetivação de pedidos, aqui você terá autonomia para aprovar todos os pedidos de cartão de crédito, desde que o cliente possua limite e nenhuma outra restrição.

Boletos: atenção na Black Friday! É bem comum clientes realizarem compras via boleto na data somente para garantir o preço mais baixo e desistirem da compra posteriormente. O problema aqui não é apenas a perda da venda, mas lembre-se que o estoque que fica reservado para esta compra também não poderá ser vendido até o vencimento do boleto.

Ainda por trás de tudo está a plataforma e infraestrutura da sua loja. Ambas devem estar preparadas para o aumento repentino de tráfego sem risco de queda ou indisponibilidade de serviço.

Para vender online com eficiência e lucratividade, é necessário que você esteja preparado em todas as etapas. Sua plataforma precisa da flexibilidade necessária para comportar as ferramentas e integrações que garantam a sua segurança para crescer sem medo. Fique atento e boas vendas!

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